Para muitas pessoas, utilizar a panela de pressão ainda é um desafio. Apesar de atualmente contarem com tecnologias de segurança que facilitam todo o processo, é preciso conhecer e saber utilizar cada uma delas para que sejam efetivas.

Esse tipo de panela pode facilitar (e muito!) a vida na cozinha, já que acelera o processo de cozimento e proporciona à comida maciez mais intensa do que uma normal. E você sabe como ela funciona?

A pressão atmosférica do ar em condições naturais, em nível do mar, faz com que a água entre em ebulição a 100ºC. O problema é que, quando a água atinge este ponto, começa a evaporar – o que faz com que a temperatura deixe de subir e, consequentemente, o alimento demore mais a cozinhar. Dentro da panela de pressão, o processo de condensação até começa, mas a vedação impede que o vapor saia; fazendo com que a pressão atmosférica de dentro da panela aumente. Desta maneira, as bolhas de ar que tentam escapar da água (e que causam a fervura) acabam sendo “empurradas” para baixo pela pressão, o que aumenta o ponto de ebulição da água para cerca de 120ºC. Assim, a água acaba esquentando mais e o alimento cozinha mais rapidamente.

Mas, por isso, é necessário muito cuidado no manuseio da panela de pressão. A compressão criada no interior precisa ser completamente evaporada antes da abertura, o que, caso contrário, pode acabar gerando acidentes graves. Por isso, fique atento nas dicas para aproveitar melhor sua panela Tramontina:

1. Utilize a trava de segurança

O dispositivo é a garantia extra de que a pressão será regularizada da maneira correta. Ao fechar a tampa da panela, girando para a esquerda, você ouvirá um estalo da trava – o que significa que ela está acionada. E mais uma dica: mantenha a válvula e o escape de segurança sempre voltados para o interior do fogão, já que, caso a pressão suba de maneira excessiva, o vapor será expelido e poderá causar queimaduras.

2. O pino indicador de pressão pode lhe ajudar

Além de facilitar na hora de definir a pressão necessária, ele também indica quando a panela já pode ser aberta. Após o cozimento, é só girar a válvula seletora de pressão até a posição de descompressão. É aí que o pino indicador abaixa e você pode abrir a panela.

3. Fique atento aos indicadores de capacidade máxima e mínima

Sem o mínimo de 250 ml de líquido, o vapor necessário não consegue se formar e o cozimento não é ideal. Já se você encher a panela além de 2/3 da capacidade, a válvula de pressão pode acabar entupindo durante o cozimento dos alimentos, que acabam se expandindo. Com a válvula entupida, a pressão não consegue sair. Note sempre as linhas indicadoras das quantidades.

4. Utilize fontes de calor menores que a panela

Evite utilizar chamas maiores, que deixem a panela envolta no fogo.


Até 31 de março de 2019, estaremos oferecendo panelas de pressão a partir de R$ 149,00 à vista aqui na Supreme Inox! Acesse este link e confira os produtos participantes da promoção.


Panela de Pressão Solar Tramontina

Se você quer todos esses benefícios em uma panela de pressão, a Panela Solar Tramontina foi feita para você. Ela é a é a opção ideal para quem busca praticidade na cozinha, seja para preparos longos ou rápidos. Com 5 dispositivos de segurança, produzida em aço inox e com fundo triplo (aço inox + alumínio + aço inox), ela distribui o calor uniformemente, proporcionando um cozimento mais rápido e uniforme. A Panela de Pressão da Tramontina será o grande astro da sua cozinha, e está disponível na Supreme Inox. Acesse agora a loja online e garanta a sua! www.supremeinox.com.br


Panela de Pressão Vancouver Tramontina

Na Supreme Inox você encontra as panelas Vancouver da Tramontina, que suportam qualquer pressão para fazer bonito na cozinha. São três válvulas de segurança que atuam juntas para aprimorar o máximo o cozimento sem riscos de acidentes. Os acabamentos interno e externo contam com antiaderente Starflon T1, enquanto as tampas possuem acabamento externo polido e interno satinado. Trabalham sob pressão de 80 KPa.


Panela de Pressão Valência Tramontina

Falta de tempo deixa de ser problema quando a preparação dos alimentos conta com as panelas de pressão da Linha Valência da Tramontina! Grãos, carnes, legumes e sobremesas cozinham rápido e com total proteção. Feitas em alumínio reforçado, têm acabamento interno satinado e externo polido. Os pegadores de baquelite antitérmico dão segurança ao manuseio, e tudo isso você também encontra na Supreme Inox!


Supreme Inox

Garanta já a sua panela de pressão conosco! Desde 1998, a Supreme Inox é pioneira na comercialização de produtos Tramontina, comerciando exclusivamente produtos da marca para as mais diferentes áreas, de consumidores a profissionais e empresas das mais diferentes atividades.

Com lojas em Porto Alegre, Capão da Canoa, Tramandaí, Torres e Curitiba, possui uma linha completa de produtos que se adaptam a qualquer tipo de ambiente e combinam com todos os estilos de decoração. São mais de 17 mil itens, tanto em lojas físicas quanto virtuais, que fazem toda a diferença pela qualidade, beleza e praticidade.