Se você é um bom anfitrião, com certeza se preocupa com os detalhes na hora de receber convidados em sua casa. Pensar assim faz toda a diferença na forma como eles vão se sentir e demonstra sua felicidade em recepcioná-los. 

Um dos pontos mais importantes é a forma como deve ser arrumada a mesa, que precisa ser feita conforme o estilo da situação. Uma reunião de negócios não tem o mesmo tom de informalidade de um momento de lazer entre amigos, certo? Ter isso em mente ajuda a escolher qual o tipo de talheres, toalhas e disposição deverão ser utilizados.

Pode parecer complexo, mas montar a mesa não é uma tarefa difícil! Aqui estão algumas ideias para lhe mostrar como planejar sua recepção.

Formato e itens indicados

A disposição dos utensílios na mesa depende da intenção do evento. A seguir, listamos os principais formatos e suas características.

1. Informal

Esta é uma comemoração descontraída e que pede conforto acima de tudo. Então aposte no básico: utilize kits simples de faqueiros de inox , porta guardanapos e centros de mesa para servir as refeições. Caso a reunião seja um churrasco, coloque petisqueiras e deixe a tábua de madeira a mão para cortar as carnes.

2. Chique

Agora, a intenção é causar uma boa impressão. Por isso, capriche nos objetos, utilizando faqueiros e outros itens mais sofisticados. Também tenha cuidado para não exagerar na escolha de cores e estampas.

Se você não sabe como organizar a mesa, aqui estão dicas básicas: o prato é colocado no centro do jogo americano e o garfo vai em cima do guardanapo, que deve estar com a ponta do triângulo virada para fora do jogo americano. A faca fica do lado direito do prato, com a ponta voltada para dentro, seguido da colher de chá. A colher de sopa é a último talher a ser disposto.

As taças de vinho e de água sempre ficam ao lado direito do convidado. O guardanapo deve ser colocado ao lado do jogo americano, dobrado em formato de triângulo. Como acabamento, invista em argolas para guardanapo.

3. Romântica

O momento é de despertar a atenção do (a)  parceiro (a). Utilize louças decoradas com detalhes de flores e corações. Além disso, crie um clima especial com velas e uma iluminação mais baixa. Na hora da sobremesa sirva os alimentos em um jogo de sobremesa bem refinado.

É preciso pensar em outros fatores além dos objetos, como a disposição das cadeiras e o tempero das comidas servidas, sempre em busca do conforto dos convidados.

Gostou das dicas? A Supreme Inox fornece todos os itens citados neste material. Confira a lista completa de produtos Tramontina no nosso site.